Porta de Enrolar Automática ou Manual?

Quem tem um estabelecimento, seja ele comercial ou industrial, precisa ter uma porta que otimize o espaço, garanta segurança e também a estética do local. Diante da variedade de modelos de portas e tecnologias disponíveis no mercado, a porta de aço de enrolar automática e a porta de enrolar manual surgem como opções. Mas qual delas é a melhor?
Observando com um pouco mais de atenção, esses dois tipos de portas apresentam diferenças consideráveis quanto à espessura das lâminas, manutenção e praticidade de uso. Muitas vezes essas características se mostram antagônicas.

Conheça alguns aspectos básicos que diferenciam as portas manuais das portas de enrolar automáticas e escolha a melhor opção.

Espessura das Lâminas

Uma boa porta deve ser resistente para garantir a segurança, afinal não se pode ter uma porta que facilite a entrada de um estranho na casa ou estabelecimento. Além disso, a porta deve oferecer conforto térmico ou acústico a fim de evitar a propagação de temperatura indesejada e ruídos que vêm da área externa.
Um ponto que está ligado a esses fatores inerentes a resistência da porta é a sua espessura. Quanto menos espessa for a estrutura da porta, menor possibilidade de ela oferecer segurança e conforto.
Nesse sentido, as portas automáticas largam na frente: elas são compostas por chapas de n. 22 (0,80mm) ou n. 20 (0,95mm). São mais resistentes do que as manuais, as quais utilizam-se de chapas mais finas, geralmente com n. 24 (0,65mm), para reduzir o peso do produto e facilitar o manuseio.

Profundidade das Guias Laterais

Outra diferença considerável entre a porta de enrolar automática e a manual é a profundidade das guias laterais. Nas portas manuais, essas guias são mais “rasas”, como pode ser comprovado nas portas manuais de guias perfil U, as quais têm apenas 4 cm de profundidade.
Já a porta de enrolar automática, utiliza guias laterais mais profundas e diferenciadas. Por exemplo, as portas enrijecidas têm 6 cm de profundidade. Isso faz com que a porta de enrolar automática ofereça maior resistência contra qualquer tentativa de violação, tal como arrombamento.

Manutenção

Manutenção é uma tarefa essencial para alguns tipos de portas, mas também pode ser sinônimo de dor de cabeça para quem as possui. Trocar o óleo, fazer uma nova pintura, realizar a limpeza e raspagem estão entre as atividades de manutenção para alguns modelos de portas. É o caso das portas manuais: como são compostas por molas e fitas laterais, estes itens sempre requerem manutenção. Situação diferente em relação às portas de enrolar automáticas: já que estas não possuem esses itens, não é necessário fazer esse tipo de manutenção.

Dimensão

As dimensões de uma porta devem estar de acordo com o espaço disponível do estabelecimento ou da casa, portanto, não pode ser grande ou pequena demais. Essa questão se torna limitante para a porta do tipo manual.

Geralmente ela deve possuir até 3,0 m de largura para que não fique muito pesada, dificultando o seu manuseio. Já a porta de enrolar automática pode obter dimensões mais largas, uma vez que somente o seu motor é o responsável pela sua abertura.

Praticidade de Uso

As portas que requerem o uso das mãos para abrir ou fechar, geralmente trazem situações inconvenientes para o usuário. Você provavelmente já deve ter sujado as mãos de óleo ou poeira para abrir o portão da garagem ou ainda ter quebrado a chave na maçaneta, certo? É que essas situações são bastante recorrentes nas portas manuais, mas nada disso acontece com as portas de enrolar automáticas, já que ela apresenta muito mais praticidade pelo fato de seu uso ser por controle fixo ou remoto. Nesse caso, o usuário tem a comodidade de não ter que sair do carro para abrir o portão em dias frios ou de chuva ou ao chegar em casa após o trabalho à noite, não ter que sair do carro para abrir o portão e ficar exposto por um longo tempo à alguma situação de risco.
Essas são apenas algumas diferenças básicas entre uma porta de enrolar automática e uma porta de enrolar manual. Ainda é importante destacar que a porta de enrolar pode ser fabricada em aço galvanizado ou aço comum. Além do mais, sua pintura é diferente, pois utiliza-se do procedimento de pintura eletrostática, o qual proporciona mais resistência, durabilidade e beleza.

Se você precisa de uma porta de enrolar automática ou manual, procure a Portas de Aço Forte e solicite seu orçamento.

portas-de-aco-preco-m2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *