Porta de enrolar automática e aço carbono: qual a relação?

A Porta de Enrolar Automática + Aço de Carbono

Na hora de produzir uma porta de enrolar automática, é fundamental se preocupar com um item muito importante e totalmente indispensável: o aço carbono a ser utilizado. Sendo a principal matéria-prima desse tipo de porta.

De onde vem o aço carbono?

Um dos principais componentes de uma porta de enrolar automática, o aço é uma liga metálica formada por ferro e carbono. É diferente do conhecido ferro fundido – também formado pela mesma liga metálica – com teor de carbono superior à 2,11%.

O aço pode ser classificado em:

– % de carbono;
– Composição química;
– Forma de aplicação
– Constituição microestrutura.

Geralmente leva-se mais em conta a classificação de acordo com sua composição química. Além dos principais componentes, o aço incorpora alguns outros elementos químicos como enxofre e fósforo. Já outros elementos como níquel, cromo e molibdênio, são incluídos propositalmente ajudar em algum processo de fabricação, como usinabilidade, e outros para aumentar sua resistência e ductilidade.

Tipo de Aço Carbono

Existem alguns tipos de aço carbono com diferentes características e aplicações:

• Baixo carbono: sua dureza e sua resistência são de nível mais baixo, mas sua flexibilidade é de nível mais elevado. Usinável e soldável, oferece um custo mais baixo de produção e geralmente não é tratado termicamente. Pode ser aplicado em construções civis, pontes, ou perfis estruturais.

• Médio carbono: tem maior tenacidade, dureza e flexibilidade do que o baixo carbono, apresenta aço de carbono o suficiente para receber tratamento térmico. É comum ser aplicado em engrenagens, virabrequins, equipamentos ferroviários e outras peças que exijam resistências elevadas.

• Alto carbono: possui o maior nível de resistência e dureza, embora menor flexibilidade entre os aços carbono. Em sua maioria, são utilizados temperados, com propriedade de manutenção e um excelente fio de corte. Pode ser utilizado em talhadeiras, martelos e facas.

Aço Galvanizado para Porta de Enrolar Automática

Utilizado em porta de enrolar automáticas, o aço galvanizado – como seu próprio nome indica – passa por um processo de galvanização, de modo que o aço é revestido com uma camada fina de zinco, responsável por impedir sua corrosão (comum em períodos de muita chuva ou quando o material tem acesso a urina de animais, por exemplo). Esse zinco pode ser aplicado de duas formas: com um banho de imersão quente ou através da eletrogalvanização.

Porta de Enrolar Automática de Aço Carbono
Porta de Enrolar Automática de Aço Carbono

Porta de Enrolar Automática: qual melhor material?

O aço carbono é o material mais indicado para uma porta de enrolar automática, por se tratar de um dos materiais mais resistentes e indicados por profissionais. Se por um lado é bom, porque é possível obter diversos modelos de portões com esse material, por outro lado é importante mantê-los limpos de maneira regular, especialmente portões de locais com acesso a cães e gatos que podem urinar no material e por consequência, corroê-lo.

Para solicitar um orçamento de portas de enrolar automáticas na Portas de Aço Forte clique aqui.

Aproveite para saber mais sobre:

Portas Pantográficas

Portas de Aço de Enrolar Manuais

 

portas-de-aco-preco-m2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *